Ateliê de Tudo abriu as portas para artistas da região

 


O espaço é pequeno, mas o artista plástico Adriano Gianolla não se incomoda em colocar suas obras e ferramentas de trabalho no canto do ateliê para acomodar melhor os amigos. Há alguns anos, o salão de 21 metros quadrados situado na rua Izaltino Dias, 43, no Centro de Votorantim, tornou-se um ponto de encontro informal entre artistas de diversas linguagens. Lá, tatuador aprende a esculpir, desenhista descobre a dança, fotógrafo se arrisca na literatura. Para Gianolla, o seu espaço de criação artística é, antes de tudo, um espaço para a "troca cultural".

A partir da constatação deste fenômeno espontâneo, que não tinha hora para acontecer, Gianolla e o contador de histórias Zé Bocca decidiram formalizar o projeto batizando-o de Ateliê de Tudo. Previsto para ocorrer uma vez por mês, o evento visa abrir o espaço para os diversos fazeres artísticos. A primeira edição acontece amanhã, às 20h, e terá narração de histórias de Zé Bocca, com o espetáculo Boca cheia de histórias. Não é cobrado ingresso com valor fixo, mas o projeto adotará o sistema "pague quanto puder", que propõe ao público uma reflexão sobre o valor do fazer artístico. O pagamento, no entanto, não é obrigatório.

O anfitrião do ateliê assinala que o espaço é pequeno e, por isso, as manifestações selecionadas terão que estar adequadas ao espaço e aos equipamentos disponíveis. "Mas apesar de pequeno, é um espaço aconchegante."
Bocca salienta que a iniciativa não tem vínculo com nenhuma instituição oficial ou governamental, mas o novo espaço cultural está aberto a parcerias. Gianolla assinala que a ideia do Ateliê de Tudo surgiu das conversas com Bocca e da necessidade de criação de novos espaços alternativos para as apresentações das produções culturais de Votorantim e da região. Além da narração de histórias, o artista votorantinense assinala que o Ateliê de Tudo está "de braços abertos" para receber música, teatro, dança, artes plásticas, cinema, debates e conversas sobre ações culturais.


 

Show More